segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Conheça os princípios básicos para decorar sua casa.


Pode parecer um contra-senso mas na realidade é necessário aprender as regras básicas primeiro, para mais tarde saber quais aquelas que podem ser quebradas. Se não sabe rigorosamente nada sobre decoração, chegará ao final deste artigo pronto para lançar-se no design de interiores. Por outro lado, e mesmo que se orgulhe em ter um jeito inato ou muita experiência nesta arte, é sempre bom relembrar os princípios básicos.


  • Perca o tempo que achar necessário para pesquisar sobre os mais variados estilos decorativos e paletas de cores – recorra à Internet, revistas especializadas, lojas e exposições até descobrir aquilo que mais lhe agrada.
  • Não descure o estilo arquitetônico  da casa ao planear a sua decoração.
  • Faça sempre um esboço da divisão a decorar: inclua as dimensões de cada parede, portas e janelas; bem como o posicionamento de tomadas eléctricas e outras características peculiares. Quando andar às compras, leve o esboço sempre consigo. 
  • Saiba qual é o ponto focal de cada divisão – pode ser uma janela enorme, as vistas, um pilar, um armário clássico, uma poltrona vintage ou uma lareira – é sobre esse ponto que vai elaborar toda a decoração.
  • Antes de iniciar um projeto de decoração, determine qual o papel da divisão dentro da casa: a sala de estar também vai funcionar como sala de jantar? O quarto da pequenada vai servir simultaneamente de escritório? O quarto de hóspedes vai ser muito ou pouco usado? Vai investir em mobília de qualidade ou mais econômica? Só sabendo as funções específicas de cada espaço é que o pode planear adequadamente.
  • Defina com clareza o estilo que vai imprimir à divisão – não basta dizer que um quarto vai ser inspirado no estilo vitoriano, elabore uma lista com os elementos vitorianos que não podem faltar: poltronas requintadas, tecidos com muitos padrões, abat-jours em veludo com franjas, castiçais trabalhados, quadros ornamentados, papel de parede floral, objetos decorativos em ferro e metal, algumas peças vintage, uma paleta de cores baseada no vermelho, azul, amarelo, creme e bege…
  • Escolha uma peça chave para cada divisão. Essa “signature piece” pode ser um tecido luxuoso, um tapete gigante, um quadro ou um candeeiro do pé, o mais importante é que seja uma expressão clara do estilo e das cores que quer imprimir na decoração desse espaço, servindo como inspiração para o resto.
  • É sempre boa ideia escolher e combinar os tecidos e o pavimento antes de adquirir mobiliário e escolher a cor final para as paredes.
  • O ideal é adquirir, em primeiro lugar, as peças de maiores dimensões (mobília, tapetes, cortinados), baseando-se nas suas cores e estilo para escolher os restantes apontamentos decorativos.
  • Não tenha receio de misturar padrões distintos na mesma divisão: peças XL e peças XS, simples e trabalhados, lisos e texturados. Quando bem conseguido, cria pontos de elevado interesse.
  • Tenha o cuidado de dispor os móveis de forma a permitir passagens naturais, ao invés de uma prova de obstáculos entre uma ponta da sala e a porta.
  • Dê sempre maior destaque aos pontos fortes de um espaço, camuflando inteligentemente os seus pontos fracos.
  • Utilize os alinhamentos horizontais para imprimir ambientes calmos e contribuir para um efeito de alongamento do espaço; recorra aos alinhamentos verticais para criar a ilusão de altura e imponência; os alinhamentos diagonais, por sua vez, dão uma maior ênfase ao espaço em questão, emprestando, simultaneamente, um maior dinamismo a qualquer divisão.
  • Experimente com diferentes texturas (na mobília, têxteis, objetos e paredes) sempre que quiser incluir um fator surpreendente num quarto, misturando, por exemplo, o suave e o brilhante, o gasto e o robusto.
  • Em divisões formais, utilize disposições simétricas e, em divisões casuais, disposições assimétricas.
  • Utilize pares (objetos e mobília) para criar balanço e simetria.
  • Quando agrupar objetos sobre superfícies, faça-o em grupos ímpares (3, 5, 7) para um efeito visual agradável. Ao dispor elementos de diversas alturas, crie um triângulo imaginário para um efeito final grandioso. 
  • Utilize o contraste para adicionar interesse a qualquer espaço, ou seja, ao colocar mobiliário ou acessórios sobre um fundo contrastante vai sublinhar cada peça individualmente.
  • Em termos de escala e “peso visual”, certifique que exista equilíbrio em toda a divisão. Por exemplo, uma lareira de pedra enorme requer a colocação de um sofá ou aparador de dimensões igualmente generosas no lado oposto, para harmonizar o layout.
  • Recorra ao princípio da repetição quando estiver a planear e a escolher formas, padrões, cores e tecidos. Um único apontamento laranja num quarto vai parecer que foi uma adição de último minuto, ao invés de 3 ou 4 apontamentos laranja, bem pensados e que contribuem agradavelmente para a paleta de cores. 
  • Crie ligações entre as diferentes divisões da casa com a repetição de cores, tecidos e estilos, mas com recurso a combinações distintas e variadas.
  • Não descure a iluminação, delineando quais os melhores locais para instalar iluminação geral, específica e dramática, para que nada nem ninguém fique às escuras.
  • Adquira sempre o melhor mobiliário possível. Um investimento em mobília de elevada qualidade é sempre um bom investimento, na medida em que assegura a longevidade dessas peças chaves e, consequentemente, da sua decoração.

Perguntas freqüentes sobre decoração!


   Pergunta: Qual a altura correta para pendurar um quadro numa parede?
   
   Resposta: Regra geral, deve centrar a peça ao nível dos olhos, ou seja, cerca de 1m65cm a 1m72cm acima do chão. Se o tetos for muito alto, pode jogar com as regras e o espaço, pendurando os quadros ligeiramente mais altos. O local onde exibe qualquer moldura, também tem de ser considerado. Por exemplo, numa parede grande, quadros mais pequenos ficam melhor quando agrupados. No caso da criação de uma parede inteiramente composta por fotografias, ficará muito mais interessante se utilizar molduras de tamanhos diferentes. Embora estes sejam apenas princípios orientadores, saiba que o erro mais comum é pendurar arte demasiado alto – deve poder olhar diretamente para o quadro e não ter de inclinar a cabeça para cima.
    
   Pergunta: Como é que se decora uma simples escada?

   Resposta: Existem inúmeras formas de tornar escadas no ponto focal de uma decoração bem conseguida: pode, por exemplo, pintar os degraus e o corrimão com uma tinta preta muito glossy, contrastando-os com colunas e balaústres pintados de branco; se a ideia for adicionar carpete às escadas, o ideal será aplicá-la no meio, deixando cerca de 7,5cm de cada lado; a parede de qualquer escada é perfeita para pendurar arte (com a vantagem de poder suportar grandes dimensões) ou para criar uma parede de fotografias; para um look muito contemporâneo, acrescente iluminação de parede ou então pendure um lustre; se tiver espaço suficiente no patamar da escada, crie um pequeno recanto com uma poltrona e candeeiro de chão ou uma credencial com algumas peças decorativas.

   

   Pergunta: O teto deve ser mais escuro ou mais claro do que as paredes?

   Resposta: Em geral, os tetos devem ser sempre mais claros do que as paredes, para evitar uma decoração demasiada “pesada”. No entanto, bem trabalhadas, as cores escuras podem ser aplicadas tanto em paredes como em tetos. Por exemplo, uma casa de banho toda pintada em cinzento-escuro e equilibrada por candeeiros de parede, espelhos e velas, resulta numa decoração extremamente elegante.

   
   Pergunta: Existe algum truque de design para que um espaço pequeno pareça maior?

   Resposta: No mundo da decoração, o melhor truque para criar a ilusão instantânea de espaço são os espelhos. Existem muitas opções por onde escolher – desde pequenos espelhos de parede, a espelhos de pé e de teto, passando por espelhos a cobrir paredes inteiras, do chão ao teto.


   Pergunta: Como é que se escolhe a cor certa para pintar uma divisão?

   Resposta: Deve aplicar amostras de cor ou directamente na parede em questão, ou então em folhas de papel afixadas à mesma para que possa observar as suas escolhas à luz natural e artificial. Por exemplo, num quarto voltado para sul, o amarelo torna-se muito mais pálido do que se for aplicado num quarto voltado para norte. A iluminação artificial também é crucial: as luzes fluorescentes acentuam as nuances da cor, mas sem profundidade ou riqueza; as luzes incandescentes acrescentam uma luminosidade quente e aconchegante; as luzes halogéneas potenciam a cor, fazendo-a brilhar.


   Pergunta: Qual a melhor forma de decorar uma lareira simples?

   Resposta: Se a lareira for muito imponente, dominando de forma pesada o espaço onde se encontra, pintá-la de uma cor clara vai ajudar a harmonizar a sua presença. Se a lareira for de tijolo, pode pintá-los da mesma cor que as paredes ou as molduras do tecto. A parede de uma lareira é um excelente local para exibir arte e, se existir uma superfície plana sobre a mesma (espécie de prateleira), aproveite-a para colocar molduras, velas, vasos com flores frescas ou outras peças decorativas.


   Pergunta: Quantos tipos ou tons de madeira podem existir na mesma divisão?

   Resposta: O ideal são dois tipos de madeira num só espaço e, de preferência, em tons muito semelhantes.


   Pergunta: Como é que se criam pontos de interesse ou pontos focais num open space?

   Resposta: Em espaços amplos e abertos, é necessário criar diversos e pequenos ambientes para não tornar a divisão fria e pouco convidativa. Pode, por exemplo, agrupar mobília para criar zonas de conversa ou de leitura – os sofás e poltronas podem estar voltadas umas para as outras para proporcionar um espaço mais íntimo, ou então voltadas de costas para permitir duas perspectivas distintas do mesmo espaço. Uma ou ambas as pontas de um open space devem ser ocupadas por elementos de grandes dimensões, como um quadro ou espelho extra large, ou ainda uma lareira encimada por uma peça de arte.

   Pergunta: Existe alguma regra para pendurar os varões das cortinas?

   Resposta: Os varões das cortinas devem ser afixados acima e para além da moldura da janela pelo menos entre 2,5cm e 7,5 cm, sendo o ideal o meio-termo, ou seja, cerca de 5cm. O mais importante é não pendurar o varão muito alto, se não, quando as cortinas estiverem abertas, demasiado espaço de parede vai estar exposto e o efeito visual é desagradável.


   Pergunta: Qual é a melhor forma de organizar uma cozinha?

   Resposta: Mais do que bem decorada, é essencial que uma cozinha esteja bem organizada, com os móveis dispostos de forma prática e funcional. Regra geral, é importante deixar algum espaço de trabalho de ambos os lados do fogão; a máquina de lavar louça deve estar próxima do lava-louça, assim como os armários que contêm a louça diária, facilitando assim a sua arrumação; a bancada que separa o lava-louça e a placa do fogão deve ter um comprimento de, pelo menos, 80 cm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário