terça-feira, 5 de março de 2013

A evolução da cozinha.


  A evolução faz parte do ser humano, não é mesmo?  E com a gente mudam também os espaços onde vivemos por conta da nossa capacidade de criação,  renovação, busca de conforto. A casa, por exemplo, que é nosso ninho, tem um lugar especial, a cozinha. É o espaço para reunir a família e os amigos e curtir inúmeras delícias em volta da mesa.

  A Todeschini revolucionou o mobiliário para cozinhas na década de 70 ao lançar A Linha 100, sendo a pioneira a vender módulos separadamente. Revestidas em laminado de fórmica com tons como celeste e amarelo, as opções de paneleiros, balcões e demais propostas ajustavam-se às necessidades dos clientes.

  Entre as décadas 1970-1990 a marca trabalhou ainda na gama de fórmicas, mas em direção a um novo estilo de design. A empresa inseriu puxadores retos que acompanhavam a largura das portas e gavetas. Madeiras com frisos marcados e leves negativos tornaram-se objeto de desejo. Já na década de 90, os madeirados foram fortemente trabalhados, entre tons como o tabaco, o carvalho e o marfim. Laminados, aos poucos, substituíram a fórmica.

Os anos 2000 foram marcados pelo debut das cozinhas americanas no mercado. Em busca de amplitude do ambiente ou para potencializar a área como espaço social, o estilo caiu no gosto dos consumidores. Para trazer à cena objetos de decoração e eletrodomésticos com design arrojado, foram incluídos prateleiras e nichos. Ainda, os módulos passaram a ser mistos, ora verticais, ora horizontais, e as cores tornaram-se mais neutras.

  Hoje em dia, as mais usada e estão em alta, são as cozinhas americanas e as planejadas, ambas são funcionais e modernas. As cozinhas decoradas exigem um ambiente agradável onde as cores que prevalecem são as claras que dão mais amplitude ao ambiente e o deixam mais iluminado, e os móveis que as compõem são os modelos feitos sob medida que aproveitam cada centímetro do ambiente, e que são distribuídos da melhor forma possível, deixando espaço para a circulação das pessoas, essas cozinhas também contam com uma decoração especial, pois tudo nelas combinam desde os móveis, os eletrodomésticos, as cores das paredes e do piso e os demais itens de decoração.

  Confira mais algumas cozinhas modernas: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário