sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O poder das cores na decoração de sua casa

As cores dos ambientes de uma casa determinam as características da decoração e influenciam o bem-estar dos moradores.


Ao projetar a decoração de um espaço é crucial saber de que modo tirar proveito da cor para que nos sirva da melhor forma. Aplicada na justa medida e no lugar adequado, a cor é o instrumento perfeito para dominar qualquer espaço.

Quando um ambiente é pintado inteiro de uma cor neutra, o visual fica muito diferente de quando recebe tinta com cores mais vibrantes.
A cor exerce tanta influência dentro de casa que algumas tonalidades podem até mesmo passar a impressão de que o espaço é mais aconchegante.


Temos seis ideias perfeitas para poder melhorar o seu espaço:
- Parede e teto unificados: a pintura do teto da mesma cor das paredes têm o poder ilusório de aumentar verticalmente o espaço. Se os móveis são claros, é interessante criar um contraste com paredes em tons mais fortes; pelo contrário, branco ou tons claros nas paredes e no teto, para além de proporcionarem mais claridade aliados à luz natural, possibilitam a escolha de móveis escuros. 
- Ton Sur Ton: outra ótima ideia para adicionar um pouco de cor na decoração de ambientes são os papéis de parede texturados e estampados sobre uma base da mesma cor. O resultado é excelente ao combinar acabamentos, por exemplo polidos brilhantes com outros mates, ou quando se joga com a diferente intensidade de tons dentro da mesma gama de cor. Uma só parede com um ton-sur-ton escuro, de um bordeaux ou mesmo de um negro, adiciona personalidade e profundidade ao espaço. 

- Igualar acabamentos: um dos melhores recursos para que uma porta qualquer passe despercebida, ou pelo menos não chame muito à atenção, é dar-lhes o mesmo acabamento de cor que a parede em que está inserida. 

- Cores ‘relax’: a ausência de tons intensos é necessária quando se almeja criar uma atmosfera tranquila. Não há melhor espaço para aplicar esta máxima que o quarto: aqui sempre deve primar a tranquilidade e propiciar o relaxe. O branco e as madeiras são, por exemplo, excelentes aliados para conseguir este objetivo. 

- Numa só fachada: uma superfície contínua num tom intenso é o suficiente para aquecer um ambiente. Na cozinha, por exemplo, o chão e os móveis podem ter acabamentos neutros, e reforçar o efeito com eletrodomésticos igualmente neutros, enquanto os azulejos e as paredes possuem cores fortes, como um encanado vivo (podendo até ser aplicada a ideia do ton-sur-ton). O resultado é chamativo mas sem excessos, e é sempre beneficiado por uma boa entrada de luz natural. 

- Toques de cor: quadros coloridos sobre uma parede lisa de um tom neutro; objetos de design sob mesas brancas, pretas, de madeira ou de vidro; portas que se destacam ao invés de se disfarçarem, pintando-se de uma cor viva… as hipóteses são infinitas. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário