sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Novo parceiro

Nós da Fabiano Motta Imóveis, trabalhamos muito para que você encontre o imóvel dos seus sonhos, esteja ele onde estiver.

Por isso, é com muito prazer que anunciamos hoje, nossa nova parceria com uma importante imobiliária nos EUA!

Trabalharemos em conjunto para que nossos clientes interessados em adquirir imóveis em Miami, tenham a segurança de comprar o melhor imóvel, com a facilidade e confiança de ser assessorado por uma imobiliária Brasileira.


Para saber mais sobre esse importante acordo e conhecer alguns imóveis em Miami, entre em contato conosco: (48) 3034-3600 ou contato@fabianomotta.com.br


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Cuidados na hora de oficializar o sonho imobiliário

Contratos de compra, venda e aluguel de imóveis não dizem respeito apenas ao firmamento de um compromisso, mas também — e principalmente — à realização de sonhos.

As pessoas se envolvem financeira e emocionalmente nesses processos, por isso, é de extrema importância que os contratos relativos a essas transações imobiliárias sejam desenvolvidos de maneira correta. Ter objetividade e clareza nos termos decididos ajuda a evitar possíveis futuros atritos por conta de interpretações diferenciadas. 




Pensando nisso, elaboramos uma lista de todas as informações que não podem faltar nesse documento. Confira:

Dados dos envolvidos

É preciso registrar todos os dados pessoais dos envolvidas no processo — ou seja, do comprador e do vendedor. Entre as informações que precisam constar estão: nome completo, estado civil, nacionalidade, profissão, CPF, RG e endereço completo de residência.

Do que se trata o contrato

No item sobre o objeto do contrato, é preciso especificar que o documento refere-se à venda/compra do imóvel em questão. 

Descreva o imóvel da mesma forma que aparece na matrícula no Cartório de Registro, onde constam informações detalhadas da propriedade — inclusive sobre os imóveis ao redor.

Informações financeiras

Inclua no contrato de compra e venda todo e qualquer detalhe sobre os valores da transação. Informe o valor exato da venda e especifique as condições de pagamento. Caso seja acordado entre as partes que o valor será pago de forma parcelada, é preciso descrever qual o número de parcelas e o vencimento de cada uma delas. 

Outro dado que é importante constar no contrato é: como o vendedor receberá o pagamento? Em dinheiro, por transferência bancária, cheques? Comunique isso também. 

Caso haja flexibilidade nessa forma de pagamento, isso também precisa estar descrito no documento.

Quando sair, quando entrar.

Se o imóvel estiver sendo utilizado, é preciso que haja acordo entre as partes. Nem sempre a data para entrada do novo proprietário é a melhor data para a saída do atual morador. Uma conversa pode definir o melhor momento para a desocupação do imóvel que seja oportuna para ambos. 

Mas é claro que, além de acordar verbalmente, é preciso incluir uma cláusula que determine essa data. Tudo relacionado ao processo de compra e venda precisa estar especificado no contrato.


E no contrato de aluguel?

No caso de contrato de aluguel, algumas informações coincidem com os itens do contrato de compra e venda, mas outras são bem específicas desse tipo de transação. Conheça as principais:

•    Nome, endereço e qualificação do proprietário do imóvel e locatário;
•    Se houver fiadores, os dados relativos a eles também devem constar;
•    Endereço e descrição do imóvel;
•    Valor do aluguel e o índice do reajuste, que deverá ser anual;
•    Local onde os pagamentos deverão ser realizados e forma de pagamento;
•    Tipo de garantia da locação, que pode ser fiança, caução, seguro-fiança ou cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. (Incluído pela Lei nº 11.196, de 2005);
•    Identificação de todas as despesas que ficarão a cargo do locatário, como IPTU, taxas e prêmios de seguro contra fogo;
•    Destinação do imóvel, no caso de casas e apartamentos residenciais; 
•    Período de vigência do contrato;
•    Termo de vistoria, que deve constar as condições do imóvel. A vistoria deve ser feita antes da entrada no imóvel e após a saída do locatário;
•    Especificação de multas no caso de atraso de atraso no pagamento do aluguel, rescisão contratual antes do término do contrato por parte do locatário e por infração a qualquer das cláusulas do contrato.



Fonte: publicidadeimobiliaria ogestorimobiliario

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Faça sua mudança sem transtornos


Mudanças podem ser um verdadeiro pesadelo se você não tomar alguns cuidados básicos.




Veja algumas dicas práticas para facilitar sua vida nesse momento:

- Visite a casa ou o apartamento para onde você vai se mudar. Antes de levar os móveis e eletrodomésticos, faça uma limpeza geral e planeje com antecedência como vai dispô-los nos cômodos. 

- Na hora de empacotar, feche bem as caixas. Deixe separado, de preferência com um aviso, o que a transportadora não deve levar.
Carregue documentos e objetos de valor com você, para que não sejam extraviados durante a mudança. 

- Um dia antes da mudança, retire lustres, cortinas, persianas e instalações que você pretende reutilizar no imóvel para onde vai se mudar. Se for aproveitar cortinas e tapetes da nova residência, mande lavá-los com uma semana de antecedência. 

-  No caso dos móveis sob medida, chame quem montou para desmontar. Se não for possível, procure alguém que tenha conhecimento sobre o assunto. 

- Coloque os móveis e objetos de decoração de cada espaço em caixas separadas. Nunca misture as coisas do quarto com as da sala. Assim, você vai se adaptar mais facilmente ao novo lar. Escreva o nome do cômodo em cada caixa, para ajudar na hora da distribuição.



- Dá para economizar dinheiro escolhendo meses de pouca procura. Janeiro, fevereiro, julho e dezembro são mais caros por conta das férias escolares.

- Para minimizar imprevistos, contrate o serviço com uma semana de antecedência, no caso de mudanças locais.

- Leia com atenção o contrato. Tenha conhecimento das limitações de responsabilidade da empresa de mudanças em caso de acidente ou quebra de objetos.

- Verifique os horários permitidos de mudança, no caso de condomínios, e a sinalização das ruas em que o caminhão terá de estacionar. Em algumas vias o trânsito de veículos grandes é limitado.


 Fonte: revista.zap  mdemulher.abril  cuidadoscomacasa

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Você sabe o que é Home Staging



O Home Staging é uma técnica que visa preparar um apartamento para uma venda rápida.

O objetivo é permitir aos proprietários e aos profissionais das imobiliárias vender depressa e bem.

Apoiando-se em técnicas específicas, o Home Staging pretende criar um espaço que permite ao potencial comprador “projetar-se no espaço, facilitando o processo de decisão.

Com um olhar neutro, o Home Staging vai realçar as potencialidades de um apartamento e minimizar os pontos fracos, criando um ambiente confortável e agradável ao maior número de visitantes.

Um apartamento com Home Staging irá se destacar dos outros concorrentes e reduzir a margem de negociação.

Não confunda essa atividade com os tradicionais projetos de decoração. “No designer de interiores, você faz o projeto de acordo com a personalidade do seu cliente”, explica a home stager Susana Damy-Lacy. “O home staging, ao contrário, tem o objetivo de ‘despersonalizar’ o ambiente para que o comprador se identifique com o local”.

Por isso, no projeto final de home staging saem de cena porta-retratos, acessórios mais pessoais e móveis em excesso. “Precisamos deixar a casa com uma circulação boa para que o comprador tenha uma noção real do espaço”, diz a fundadora da consultoria Staging Desing.



Em alguns casos, o home stager projeta até algumas mudanças arquitetônicas – como pintura de paredes para cores mais neutras as paredes do imóvel podem até ser pintadas com cores neutras.


Quais as vantagens?

- Todas as vantagens possíveis!

- A decisão de compra, geralmente é tomada nos primeiros 90 segundos da visita.

- As primeiras impressões são fundamentais neste tipo de negócio.

- A possibilidade de vender ou arrendar a sua casa é potenciada pela sua valorização.

- Estas casas vendem-se em média 2 vezes mais rapidamente.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dicas para vender o seu imóvel


Em um mercado imobiliário desaquecido ou onde a oferta supera a demanda, a pessoa geralmente pode vender um imóvel mais rápido, diminuindo o preço. Mas há outras maneiras de melhorar a atratividade de um imóvel além de diminuir seu valor.

Se você está pensando em vender o seu imóvel, leia aqui algumas dicas sobre como gerar mais interesse e obter o melhor preço possível para o seu imóvel.


- Primeira impressão. 

“Você só tem uma chance de causar a 1ª impressão.”

Vendedores muitas vezes ignoram a importância da primeira impressão. A primeira coisa que um comprador vê é a aparência externa de uma casa e a forma como ele se encaixa na vizinhança.
Tenha a certeza de que o exterior esteja bem pintado, e que o jardim é bem cuidado. No setor imobiliário, as aparências significam muito.

Que melhor maneira de definir o seu imóvel além de torná-lo atraente à primeira vista?

Faça o seguinte teste: Atravesse a rua da sua casa, vire-se e dê uma olhada para a fachada da sua casa e pergunte a si mesmo se está impressionado com o que vê. Faça a mesma coisa para o seu jardim, sua sala. 

Enfim, adote o comportamento do comprador e veja se ele terá uma boa impressão do que vai ver – seja honesto consigo mesmo, não é porque o imóvel é de sua propriedade que não vai ter nenhum defeito e por isso vai ser perfeito. Isto também vale para apartamentos e imóveis comerciais.


- Diferenciar-se dos vizinhos. 

A fim de atrair a atenção e tornar o seu imóvel mais atrativo, você deve considerar designs personalizados ou acréscimos no seu imóvel, tais como paisagismo, armários, piso de qualidade. Isso pode ajudar a melhorar a estética do imóvel, enquanto que, potencialmente, agrega valor para o imóvel.

Todas as melhorias devem ser de cores e desenhos práticos e utilização que irá apelar para o público mais amplo.

No entanto, ao mesmo tempo em que você pode pagar para melhorar a apresentação do seu imóvel, muito cuidado com a preocupação excessiva de melhorá-lo. Reforma muito ampla pode ficar mais cara do que reconstruir ou comprar um imóvel pronto.

Além disso, se você tiver adicionando quaisquer recursos personalizados que você acha que os compradores estarão interessados, verifique se eles estão incluídos na sua listagem de informações da casa. Mais do que nunca, em um mercado de baixa ou muito concorrido você deve mostrar cada pequena vantagem que o seu imóvel possui.


- Limpeza e organização. 

É imperativo remover toda a desordem do imóvel antes de mostrá-lo aos potenciais compradores, porque os compradores precisam ser capazes de imaginar-se no espaço.
Isso pode incluir a remoção de alguns móveis para fazer salas parecem maiores, e guardar fotos de família e objetos pessoais.

Caso tenha animais de estimação, não se esqueça de usar um produto para tirar aquele odor que você ama, mas que é extremamente desagradável para os outros. Você pode até querer contratar um arquiteto para ajudá-lo a fazer melhor uso do espaço.

No Brasil, já existem escritórios de arquitetura especializados em Home Staging – prática que consiste na preparação visual de um imóvel para acelerar a venda e melhorar seu preço.

Muitas pessoas sentem que stagers pode fazer um imóvel mais vendável, por isso a contratação de um merece alguma consideração – quando você visita um stand de vendas de um lançamento, é ou não é atrativo visitar uma unidade bem mobiliada? Pense nisso! 




- Imóvel habitável. 

A estética é importante, mas também é importante que as portas, janelas, telhado, aparelhos e equipamentos elétricos e hidráulicos estejam em conformidade com as normas de construção atuais e em pleno funcionamento.

Aqui, a ideia é ter o imóvel em condições de ser habitado e usado sem maiores problemas, dando aos potenciais compradores a impressão de que eles serão capazes de desfrutar sua nova casa imediatamente, em vez de gastar tempo e dinheiro para consertá-la - é o chegar para morar! Nada mais prático que isso, não é mesmo? 


- Extras e documentação. 

Outra forma de fazer o imóvel ficar mais atraente para os compradores é oferecer diferenciais. Por exemplo, os vendedores que oferecem ao comprador pagar os custos totais do fechamento do negócio, incluindo escritura, ITBI e registro, em alguns casos recebem mais atenção dos interessados à procura de imóveis semelhantes.
Importante notar que alguns compradores são motivados pela opção de fechar o negócio em um curto espaço de tempo.

Isso pode definir o seu negócio!

Esteja preparado para as ofertas, seja rápido em dar uma resposta ou fazer uma contraproposta. 
Tenha sempre a documentação do imóvel em dia, além da documentação própria do vendedor.

Não há nada mais frustrante para o comprador do que chegar na Hora H e não poder fechar o negócio por um problema em uma certidão. Isso muitas vezes, dependendo do tipo de comprador, frustra a negociação de uma vez. 





- Preço justo. 

Independentemente de quão bem você renovar e decorar seu imóvel, é importante fixar o preço do imóvel de forma adequada. Consulte um corretor/avaliador, veja os classificados e vá para sites imobiliários para ver como está a concorrência – caia na real sobre o preço! 

Nem sempre é obrigatório oferecer o seu imóvel pelo menor preço da região, principalmente quando as melhorias estéticas e outras significativas foram feitas. No entanto, é importante que o seu preço não esteja fora da curva quando comparado com outros imóveis no mesmo mercado.

Tente colocar-se no lugar do comprador e, em seguida, determinar o que pode ser um preço justo. 


- Ponto principal. 

Vender um imóvel requer um pouco de trabalho extra.


Faça tudo que puder para oferecer o imóvel em excelente estado e estar preparado para fazer algumas pequenas concessões no fechamento. Essas dicas, juntamente com um preço atraente, vão aumentar as chances de conseguir vender o seu imóvel mais rapidamente. 

Procure um corretor experiente e de confiança para vender seu imóvel e não deixe de ouvir suas recomendações! 



A assessoria imobiliária é extremamente importante! 




Fonte: publicidadeimobiliaria blogers revista.zap

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Compra de imóveis: O que eu devo perguntar nos estandes de plantões de venda?




Adquirir um imóvel deve ser um projeto pensado e repensado, ainda mais se o apartamento ou casa ainda estiver na planta. Tem dúvidas sobre este formato de compra? Os especialistas Moacyr Schukster, presidente do Secovi/RS e da Agademi; Adriano Dias, advogado e consultor de ondomínios, e Marcelo Lopes, corretor e sócio-diretor da Imobiliária RE/MAX Clas indicam o que questionar nos plantões de vendas para escolher o imóvel sem medo de errar.
O primeiro passo ao chegar ao estande de venda é verificar se o imóvel atende às suas necessidades. Analise itens básicos como o projeto da unidade e as funcionalidades do mesmo, assim como o tipo de material utilizado na construção, níveis de acabamento. Verifique também o número de vagas na garagem, piscina ao ar livre ou coberta, aposentos e suas dimensões, entre outras informações. Mas como podemos descobrir tudo isso?
Vejam abaixo algumas perguntas a serem feitas nos plantões de vendas e os respectivos esclarecimentos dos profissionais sobre a importância delas:

O que eu posso perguntar para o corretor?
"Normalmente, essas perguntas são respondidas através de folhetos, maquetes pormenorizadas, visitação programada, ambientes decorados e imagens computadorizadas", diz Moacyr Schukster. Mas, se não houver todas as informações bem descritas nesses folhetos? 

Por isso a visita aos estandes de plantões de vendas é importante, pois esta é a hora certa para tirar todas as dúvidas existentes, assim como explica o advogado Adriano Dias: "O vendedor é obrigado a prestar todo o tipo de informação sobre o imóvel e também sobre a forma e condições do negócio, tais como: a forma de pagamento, prazos de entrega, taxas de corretagem, taxas de assessoria de crédito, formação do preço, informações sobre a construtora, sobre a incorporação, registro do imóvel na Prefeitura, no Cartório de Imóveis ...", e complementa "o comprador tem o direito de tomar prévia ciência dos contratos e documentos a serem assinados, sendo que os mesmos devem ser redigidos com clareza e sem que haja dificuldade do consumidor entender o que está previsto".

Posso ter acesso ao registro de incorporação do prédio?
Ter acesso ao registro de incorporação (RI) é interessante. Além disso, o comprador deve obter informações (no caso de imóveis novos) sobre a Incorporadora, valendo até mesmo visitar outros prédios que tenham sido construídos pela mesma.
As vendas, na hipótese de não haver registro, não serão validas antes de registrar a incorporação. "Todos os imóveis vendidos através de uma planta, têm um registro de incorporação precedido de um memorial descritivo de todos os materiais que serão utilizados na obra. Pela lei 4591-64, é obrigatório o registro da incorporação, no cartório imobiliário, antes do incorporador poder dar início a venda das unidades", informa o advogado Adriano Dias.
Marcelo Lopes descreve que a importância desse documento não para por aí: "nestes quadros é possível verificar a área privativa real cobertas e descobertas, áreas de uso comum, além da fração ideal. Outro importante ponto é questionar se a construtora optou pelo patrimônio de afetação. Isso constará no RI e protege muito os compradores no caso de falência ou insolvência da construtora. Tudo o que falamos são para imóveis na planta, no caso de imóveis avulsos o RI não se aplica".




Quem são os responsáveis pelo projeto imobiliário?
Saber quem esta por trás da obra é determinante. Arquitetos, construtoras, imobiliárias. Você pode e deve saber com quem esta negociando. De acordo com Adriano Dias, todas as partes envolvidas no empreendimento imobiliário devem ser identificadas aos consumidores. 

Segundo o advogado as empresas grandes possuem ações em outras menores, que são menos conhecidas, por isso ele sugere: "O ideal é a verificar tanto a que está lhe vendendo o imóvel, quanto a que aparece apenas no contrato social, que é sócia majoritária. Analisar o histórico das duas empresas é muito importante".
O advogado cita onde verificar tais informações: "Primeiro uma pesquisa judicial, hoje temos construtoras que atrasam por demais a entrega das unidades, assim você já fica ciente de que tipo de empresa esta lhe vendendo a unidade. Pesquisa nos cartórios e internet também é aconselhável; coloque o nome da empresa e verifique se existe alguma notícia desabonadora", complementa o Dias.
Qual é a posição do prédio em relação à rua e ao sol?
Os limites e posição do imóvel devem estar especificados de forma real, pois esse é um ponto indispensável na compra de um apartamento, juntamente com outros como: ventilação da unidade, estrutura do entorno em termos de transporte coletivo, comércio, supermercado, atividades culturais, etc. 

Falando financeiramente, os apartamentos voltados para o sol poente normalmente são menos valorizados, mas existem outros pontos interessantes a serem analisados, exemplifica o presidente do Secovi/RS: "Alguns irão priorizar a tranquilidade e quanto menos movimento no local melhor. Outros preferem a agitação urbana. Proximidade de hospitais, escolas, restaurantes, clubes também podem ter peso na decisão".
Qual é a parede estrutural?
Esta questão também é muito importante como esclarece Marcelo Lopes: "Uma construção pode ser estruturada (estrutura convencional) ou autoportante (alvenaria estrutural). Neste último caso não é permitido alterações de plantas, nem mesmo demolição de paredes que podem comprometer toda a estrutura da edificação. Evidentemente que edificações estruturadas são mais valorizadas".
No Memorial descritivo (documento descrito como relatório técnico do empreendimento) você encontra as especificações técnicas do empreendimento em seus aspectos de engenharia e arquitetura. Onde poderá se ter conhecimentos inclusive do nível de acabamento, ou seja materiais que serão usados. 

Trata-se do chamado Memorial de Acabamento, onde o comprador terá a relação dos materiais de acabamento que serão utilizados na construção. "O memorial deve ser apresentado e rubricado pelo comprador quando da compra do imóvel e deve estar em anexo ao contrato de compra e venda de unidade futura", informa Adriano Dias.
Posso ler o contrato em casa?
Parece uma resposta óbvia, mas muitas pessoas não leem os contratos. Segundo Moacyr Schukster o contrato deve ser lido sim e com muita atenção: "O contrato resume todo o negócio e exige do adquirente que leia com atenção o que está escrito. Desse modo, prestará atenção especial ao que trata de descrever o imóvel, o preço, as condições de pagamento, o prazo de entrega, as garantias dessa entrega, multas por inobservâncias contratuais e cláusulas resolutivas".
O consumidor deve ter um prazo razoável para conhecer e tomar ciência completa do contrato a ser firmado. "Antes de assinar o contrato verifique se o empreendimento encontra-se com o projeto devidamente aprovado e com o alvará de edificação emitido pela respectiva Prefeitura Municipal; a matrícula do imóvel, onde deve constar que a sua Incorporação Imobiliária está devidamente registrada; a minuta da convenção de condomínio arquivada no registro do Memorial de Incorporação, em que constam as futuras regras do condomínio; verifique a incorporadora; se a corretagem esta sendo feita por profissionais com CRECI; veja a possibilidade de um advogado de sua confiança lhe ajudar; se a obra terá patrimônio de afetação", explica Adriano Dias.

Para concluir, o presidente do SECOVI/RS, Moacyr Schukster, alerta sobre a importância de ter os profissionais certos ao nosso lado para uma transação tranquila. "Não devemos dispensar o auxílio de um corretor de imóveis e um advogado competentes", aconselha. "A satisfação da boa compra e o encanto de ocupar o bem escolhido são sentimentos inesquecíveis", pondera.


Fonte: financasyahoo